1- HISTÓRIA
A
história mostra que na Grécia e Roma antigas já se praticava jogos de passar
uma bola com as mãos, semelhantes ao que é executado no handebol.
Mas o handebol mesmo, tem seus
primeiro passos no século XIX, sendo o professor dinamarquês Holger Nielsen um de seus
precursores, quando criou um jogo denominado “haandbold”.
Sabe-se que os países da Escandinávia, desde o final do
século XIX, já praticava o handebol, sendo a Suécia também apontada como
pioneira.
No Brasil, os registros históricos
apontam que o handebol começou em São Paulo, vindo com os imigrantes alemães em
1920.
Em 1930, foi fundada a Associação Alemã de Handebol, que deu origem à Federação Paulista de Handebol, fundada em 1940, a primeira do país. Passou-se a ter um campeonato paulista com vários clubes inscritos e posteriormente se espalhos por todo o País.
Em 1930, foi fundada a Associação Alemã de Handebol, que deu origem à Federação Paulista de Handebol, fundada em 1940, a primeira do país. Passou-se a ter um campeonato paulista com vários clubes inscritos e posteriormente se espalhos por todo o País.
2- O JOGO
O handebol é
um esporte coletivo que tem como objetivo marcar gols utilizando as mãos.
É um jogo muito rápido, que quando não
estou atacando, devo voltar para fazer a barreira (defesa) e impedir o meu
adversário de marcar um gol.
3- DURAÇÃO DA PARTIDA
Categoria Principal:
2 x 30 minutos com intervalo de 10 min.
Categoria Infantil: 2
x 20 minutos com intervalo de 10 min.
4- JOGADORES
Titular: 7 jogadores,
dos quais 6 são jogadores de campo e 1 goleiro
Reservas: no máximo 5
jogadores
5- ÁREA DO GOLEIRO
Somente o goleiro
pode permanecer na área;
Se um jogador violar
a área de gol adversária é cobrado um tiro de meta;
Se um jogador
defensivo invade a própria área é cobrado tiro de 7 metros;
Dentro da área de gol
a bola pertence ao goleiro, exceto quando está no ar.
6- CONDUÇAO DA BOLA
É feita com o drible.
O jogador só pode
ficar parado com a bola na mão por no máximo 3 segundos e é lhe permitido dar
no máximo 3 passos com a bola na mão.
7- COBRANÇAS
A) TIRO DE SAÍDA
O início da partida é
realizado pela equipe que ganhou o sorteio, sendo que após o intervalo o tiro
de saída pertence à equipe que não executou no início da partida.
Após um gol, o tiro é
cobrado pela equipe que sofreu o gol.
O tiro é executado no
centro da quadra em qualquer direção, em no máximo 3 segundos, onde cada
jogador deve estar em seu meio campo.
B) TIRO DE LATERAL
Ocorre quando a bola
sai pela lateral.
É executado no local
onde a bola saiu.
Um pé do cobrador
deve ficar sobre a linha lateral. O jogador adversário deve permanecer numa
distância mínima de 3 metros do executor.
C) TIRO DE META
Ocorre quando
ultrapassa a linha de fundo por fora do gol;
É executado pelo
goleiro, dentro da área de gol e por sobre a linha, sem necessidade de esperar
pelo apito do árbitro.
D) TIRO DE META
Ocorre quando for
cometida uma falta pela equipe defensora, na área de tiro livre.
É executado no local
onde a falta foi cometida, sem apito do árbitro.
A equipe defensora
poderá formar uma barreira em frente a área do goleiro.
E) TIRO DE 7 METROS
È cobrado quando uma
chance de gol for impedida de forma irregular;
Quando o goleiro
lança para a sua própria área a bola que está fora dela;
Quando um jogador
invade sua própria área para ter vantagem.
Deve ser executado
dentro de 3 segundos, e o cobrador não pode ultrapassar a linha de 7 metros
antes da bola deixar suas mãos. Os demais jogadores devem permanecer atrás da
área de tiro livre.
F) TIRO DE ÁRBITRO
O jogo será
reiniciado com tiro de árbitro quando os jogadores das 2 equipes cometem
irregularidade ao mesmo tempo;
Quando a bola toca o
teto ou outro objeto fixado sobre a quadra;
Quando o jogo é
interrompido sem que tenha havido qualquer irregularidade.
O tiro é executado no
centro da quadra de jogo, com o árbitro lançando a bola verticalmente para o ar
apitando.
8- FUNDAMENTOS
A) RECEPÇÃO
Você deve segurá-la
prendendo-a fortemente com os dedos, pois do contrário corre o risco de
perdê-la.
Para proteger a bola
de um só adversário você deve virar-se de costas para ele, pois lhe dará maior
liberdade de movimentos.
Mas se estiver
cercado por dois ou mais adversários, você deve segurá-la com as duas mãos
puxando-a para próximo de seu corpo, pois lhe dará maior proteção.
Mas atenção, você não
pode ficar mais do que 3 segundos com a bola na mão sem movimentá-la, assim
você deverá passar a bola a um companheiro.
B) PASSE
O passe pode ser
executado com as duas mãos, porém é melhor executado com uma mão devido ao
tamanho da bola e a maior liberdade de movimentos que ele permite.
O passe normal (de
ombro) é o mais comum e fácil de ser executado. O passe quicado serve não
somente para enganar o adversário como também para dificultar-lhe o trabalho de
intercepção da bola, se o adversário for alto.
C) CONDUÇÃO
No handebol, além de
conduzir a bola quicando-a no chão, o jogador pode dar até três passos com ela
na mão. Em seguida, ele pode arremessá-la ou passá-la, ou ainda, pode bater uma
ou mais vezes a bola no chão e dar mais três passos antes de dar seqüência a jogada.
D) FINTAS
Se, durante a
condução da bola, você for cercado por um ou mais adversários, você poderá
fazer fintas nele. Desta forma, fintas são os movimentos que o jogador realiza
para desequilibrar e confundir o adversário e podem ser realizados sem bola.
As fintas são muito
usadas para fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um
passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
E) ARREMESSO
Para arremessar a
bola ao gol você deve usar a mesma técnica do passe, mas deve fazer com mais
força e velocidade, procurando enganar o goleiro quanto á direção da bola.
De preferência faça a
bola bater primeiro no chão, bem próximo à trave, pois isto dificulta a defesa.
F) DEFESA DO GOLEIRO
Como no handebol as
bolas são arremessadas com grande força e velocidade, o goleiro mais rebate as
bolas do que as agarra.
O goleiro pode sair
da área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a posse de bola no
momento da saída, e ao retorno para a área.
9- FALTAS
◦Agarrar, empurrar,
segurar o adversário;
◦Socar a bola para
desviá-la do adversário;
◦Usar os pés para
apossar-se da bola ou defender-se;
◦Ficar com a bola na
mão por mais de 3 segundos;
◦Dar mais que 3 passos
sem quicar a bola no chão ou passá-la.
10- PENALIZAÇÕES
A) ADVERTÊNCIA
Será aplicada no caso de conduta anti-desportiva para com o adversário e são punidas progressivamente.
B) EXCLUSÃO
-
Substituição irregular ou entrada na quadra de jogo irregular;
- Por repetir conduta já aplicada a
advertência;
- O jogador que não liberar imediatamente a
bola quando os árbitros tomam uma decisão contra sua equipe.
- Irregularidades repetidas quando da execução dos tiros pela equipe
adversária.
Na exclusão a equipe
deve ficar com menos 1 jogador por 2 minutos podendo a equipe ser completada
após esse período.
C) DESQUALIFICAÇÃO
- Entrada, na quadra de jogo, de um jogador não inscrito
na súmula de jogo;
- Irregularidades graves na conduta para com o adversário;
- Conduta antidesportiva repetida por um
jogador, ou muito grave;
- Irregularidades graves na conduta para com o adversário;
- Conduta antidesportiva repetida por um
jogador, ou muito grave;
- Depois de uma
terceira exclusão de um mesmo jogador ;
- Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial.
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma
exclusão, e o jogador desqualificado não pode retornar mais para a partida.
- Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial.
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma
exclusão, e o jogador desqualificado não pode retornar mais para a partida.
11- FUNÇÃO DOS JOGADORES
GOLEIRO
PONTA DIREITO
PONTA ESQUERDO
MEIA ARMADOR DIREITO
MEIA ARMADOR ESQUERDO
ARMADOR CENTRAL
PIVÔ
11- FUNÇÃO DOS JOGADORES
GOLEIRO
Na regra do tiro de meta (d), fiquei em dúvida na postagem: ...é cobrada no local onde a falta foi cometida...
ReplyDelete