My Blog List

Tuesday, March 5, 2013

JOGOS E BRINCADEIRAS

JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES:

        Os jogos e as brincadeiras populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a compreender melhor o mundo.


                 Atualmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. 

                       A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local de divertimento infantil.

                       Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria dos brasileiras.
             Você se lembra de algum?????

Ex.:   Queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, adedonha ou stop, quebra-panela, o coelho sai, sobra um, concentração. 



JOGOS DE TABULEIRO:

                         São jogos que se utilizam de superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico e normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns que admitem até seis pessoas como as Damas Chinesas.

                        Ou seja,são jogos para um ou mais jogadores jogado com tabuleiros de madeira, plástico, papel ou até mesmo pano. Os jogos de tabuleiro podem requerer apenas sorte ou conhecimento, estratégia ou memória. 

                       E não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato.

               Podem ser classificados em:
-Estratégia: xadrez, damas, trilha, xadrez chinês, Go.
-Sorte: ludo, gamão, batalha naval.

  
               Temos também os jogos de tabuleiro moderno.
Você pode listar alguns???



JOGOS COOPERATIVOS:

                São dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. 

                   No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.

                    Sendo assim, o jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo.
                     Ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupos.

Ex.: futepar, volençol, dança das cadeiras cooperativas, entre outras.
Você consegue sugerir algum jogo cooperativo???








No comments:

Post a Comment