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Monday, May 14, 2012

HANDEBOL

1- HISTÓRIA
              
           A história mostra que na Grécia e Roma antigas já se praticava jogos de passar uma bola com as mãos, semelhantes ao que é executado no handebol.
              Mas o handebol mesmo, tem seus primeiro passos no século XIX, sendo o professor dinamarquês Holger Nielsen um de seus precursores, quando criou um jogo denominado “haandbold”. 
              Sabe-se que os países da Escandinávia, desde o final do século XIX, já praticava o handebol, sendo a Suécia também apontada como pioneira.
                 No Brasil, os registros históricos apontam que o handebol começou em São Paulo, vindo com os imigrantes alemães em 1920.
                  Em 1930, foi fundada a Associação Alemã de Handebol, que deu origem à Federação Paulista de Handebol, fundada em 1940, a primeira do país. Passou-se a ter um campeonato paulista  com vários clubes inscritos e posteriormente se espalhos por todo o País.
                 

2- O JOGO
                 
              O handebol é um esporte coletivo que tem como objetivo marcar gols utilizando as mãos.
                    É um jogo muito rápido, que quando não estou atacando, devo voltar para fazer a barreira (defesa) e impedir o meu adversário de marcar um gol.

3- DURAÇÃO DA PARTIDA
Categoria Principal: 2 x 30 minutos com intervalo de 10 min.
Categoria Infantil: 2 x 20 minutos com intervalo de 10 min.

4- JOGADORES
Titular: 7 jogadores, dos quais 6 são jogadores de campo e 1 goleiro
Reservas: no máximo 5 jogadores

5- ÁREA DO GOLEIRO

Somente o goleiro pode permanecer na área;
Se um jogador violar a área de gol adversária é cobrado um tiro de meta;
Se um jogador defensivo invade a própria área é cobrado tiro de 7 metros;
Dentro da área de gol a bola pertence ao goleiro, exceto quando está no ar.

6- CONDUÇAO DA BOLA
É feita com o drible.
O jogador só pode ficar parado com a bola na mão por no máximo 3 segundos e é lhe permitido dar no máximo 3 passos com a bola na mão.

7- COBRANÇAS

A) TIRO DE SAÍDA
O início da partida é realizado pela equipe que ganhou o sorteio, sendo que após o intervalo o tiro de saída pertence à equipe que não executou no início da partida.
Após um gol, o tiro é cobrado pela equipe que sofreu o gol.
O tiro é executado no centro da quadra em qualquer direção, em no máximo 3 segundos, onde cada jogador deve estar em seu meio campo.

B) TIRO DE LATERAL
Ocorre quando a bola sai pela lateral.
É executado no local onde a bola saiu.
Um pé do cobrador deve ficar sobre a linha lateral. O jogador adversário deve permanecer numa distância mínima de 3 metros do executor.


C) TIRO DE META
Ocorre quando ultrapassa a linha de fundo por fora do gol;
É executado pelo goleiro, dentro da área de gol e por sobre a linha, sem necessidade de esperar pelo apito do árbitro.

D) TIRO DE META
Ocorre quando for cometida uma falta pela equipe defensora, na área de tiro livre.
É executado no local onde a falta foi cometida, sem apito do árbitro.
A equipe defensora poderá formar uma barreira em frente a área do goleiro.

E) TIRO DE 7 METROS
È cobrado quando uma chance de gol for impedida de forma irregular;
Quando o goleiro lança para a sua própria área a bola que está fora dela;
Quando um jogador invade sua própria área para ter vantagem.
Deve ser executado dentro de 3 segundos, e o cobrador não pode ultrapassar a linha de 7 metros antes da bola deixar suas mãos. Os demais jogadores devem permanecer atrás da área de tiro livre.

F) TIRO DE ÁRBITRO
O jogo será reiniciado com tiro de árbitro quando os jogadores das 2 equipes cometem irregularidade ao mesmo tempo;
Quando a bola toca o teto ou outro objeto fixado sobre a quadra;
Quando o jogo é interrompido sem que tenha havido qualquer irregularidade.
O tiro é executado no centro da quadra de jogo, com o árbitro lançando a bola verticalmente para o ar apitando.


8- FUNDAMENTOS

A) RECEPÇÃO
Você deve segurá-la prendendo-a fortemente com os dedos, pois do contrário corre o risco de perdê-la.
Para proteger a bola de um só adversário você deve virar-se de costas para ele, pois lhe dará maior liberdade de movimentos.
Mas se estiver cercado por dois ou mais adversários, você deve segurá-la com as duas mãos puxando-a para próximo de seu corpo, pois lhe dará maior proteção.
Mas atenção, você não pode ficar mais do que 3 segundos com a bola na mão sem movimentá-la, assim você deverá passar a bola a um companheiro.

B) PASSE

O passe pode ser executado com as duas mãos, porém é melhor executado com uma mão devido ao tamanho da bola e a maior liberdade de movimentos que ele permite.
O passe normal (de ombro) é o mais comum e fácil de ser executado. O passe quicado serve não somente para enganar o adversário como também para dificultar-lhe o trabalho de intercepção da bola, se o adversário for alto.

C) CONDUÇÃO
No handebol, além de conduzir a bola quicando-a no chão, o jogador pode dar até três passos com ela na mão. Em seguida, ele pode arremessá-la ou passá-la, ou ainda, pode bater uma ou mais vezes a bola no chão e dar mais três passos antes de dar seqüência a jogada.

D) FINTAS
Se, durante a condução da bola, você for cercado por um ou mais adversários, você poderá fazer fintas nele. Desta forma, fintas são os movimentos que o jogador realiza para desequilibrar e confundir o adversário e podem ser realizados sem bola.
As fintas são muito usadas para fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.

E) ARREMESSO
Para arremessar a bola ao gol você deve usar a mesma técnica do passe, mas deve fazer com mais força e velocidade, procurando enganar o goleiro quanto á direção da bola.
De preferência faça a bola bater primeiro no chão, bem próximo à trave, pois isto dificulta a defesa.

F) DEFESA DO GOLEIRO
Como no handebol as bolas são arremessadas com grande força e velocidade, o goleiro mais rebate as bolas do que as agarra.
O goleiro pode sair da área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a posse de bola no momento da saída, e ao retorno para a área.


9- FALTAS

Agarrar, empurrar, segurar o adversário;
Socar a bola para desviá-la do adversário;
Usar os pés para apossar-se da bola ou defender-se;
Ficar com a bola na mão por mais de 3 segundos;
Dar mais que 3 passos sem quicar a bola no chão ou passá-la.

10- PENALIZAÇÕES

A) ADVERTÊNCIA
         Será aplicada  no caso de conduta anti-desportiva para com o adversário e são punidas progressivamente.

B) EXCLUSÃO
- Substituição irregular ou entrada na quadra de jogo irregular;
 - Por repetir conduta já aplicada a advertência;
  - O jogador que não liberar imediatamente a bola quando os árbitros tomam uma decisão contra sua equipe.
- Irregularidades repetidas quando da execução dos tiros pela equipe adversária.
Na exclusão a equipe deve ficar com menos 1 jogador por 2 minutos podendo a equipe ser completada após esse período.

C) DESQUALIFICAÇÃO
    - Entrada, na quadra de jogo, de um jogador não inscrito na súmula de jogo; 
- Irregularidades graves na conduta para com o adversário; 
- Conduta antidesportiva repetida por um  jogador, ou muito grave;
- Irregularidades graves na conduta para com o adversário;
- Conduta antidesportiva repetida por um  jogador, ou muito grave;
- Depois de uma terceira exclusão de um mesmo jogador ;
- Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial. 
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma exclusão, e o jogador desqualificado não pode retornar mais para a partida.
- Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial.
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma exclusão, e o jogador desqualificado não pode retornar mais para a partida.


11- FUNÇÃO DOS JOGADORES

GOLEIRO
PONTA DIREITO
PONTA ESQUERDO
MEIA ARMADOR DIREITO
MEIA ARMADOR ESQUERDO
ARMADOR CENTRAL
PIVÔ


12- SISTEMAS DE JOGO

- SISTEMA DEFENSIVO 6 X 0
- SISTEMA DEFENSIVO 5 X 1
- SISTEMA DEFENSIVO 4 X 2
- SISTEMA DEFENSIVO 3 X 3
- SISTEMA DEFENSIVO 3 X 2 X 1

- SISTEMA OFENSIVO 6 X 0
- SISTEMA OFENSIVO 5 X 1




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