1- HISTÓRIA
A
história mostra que na Grécia e Roma antigas já se praticava jogos de passar
uma bola com as mãos, semelhantes ao que é executado no handebol.
Mas o handebol mesmo, tem seus
primeiro passos no século XIX, sendo o professor dinamarquês Holger Nielsen um de seus
precursores, quando criou um jogo denominado “haandbold”.
Sabe-se que os países da Escandinávia, desde o final do
século XIX, já praticava o handebol, sendo a Suécia também apontada como
pioneira.
No Brasil, os registros históricos
apontam que o handebol começou em São Paulo, vindo com os imigrantes alemães em
1920.
Em 1930, foi fundada a Associação Alemã de Handebol, que deu origem à Federação Paulista de Handebol, fundada em 1940, a primeira do país. Passou-se a ter um campeonato paulista com vários clubes inscritos e posteriormente se espalhos por todo o País.
Em 1930, foi fundada a Associação Alemã de Handebol, que deu origem à Federação Paulista de Handebol, fundada em 1940, a primeira do país. Passou-se a ter um campeonato paulista com vários clubes inscritos e posteriormente se espalhos por todo o País.
2- O JOGO
O handebol é
um esporte coletivo que tem como objetivo marcar gols utilizando as mãos.
É um jogo muito rápido, que quando não
estou atacando, devo voltar para fazer a barreira (defesa) e impedir o meu
adversário de marcar um gol.
3- DURAÇÃO DA PARTIDA
—Categoria Principal:
2 x 30 minutos com intervalo de 10 min.
—Categoria Infantil: 2
x 20 minutos com intervalo de 10 min.
4- JOGADORES
—Titular: 7 jogadores,
dos quais 6 são jogadores de campo e 1 goleiro
—Reservas: no máximo 5
jogadores
5- ÁREA DO GOLEIRO
—Somente o goleiro
pode permanecer na área;
—Se um jogador violar
a área de gol adversária é cobrado um tiro de meta;
—Se um jogador
defensivo invade a própria área é cobrado tiro de 7 metros;
—Dentro da área de gol
a bola pertence ao goleiro, exceto quando está no ar.
6- CONDUÇAO DA BOLA
—É feita com o drible.
—O jogador só pode
ficar parado com a bola na mão por no máximo 3 segundos e é lhe permitido dar
no máximo 3 passos com a bola na mão.
7- COBRANÇAS
A) TIRO DE SAÍDA
—O início da partida é
realizado pela equipe que ganhou o sorteio, sendo que após o intervalo o tiro
de saída pertence à equipe que não executou no início da partida.
—Após um gol, o tiro é
cobrado pela equipe que sofreu o gol.
—O tiro é executado no
centro da quadra em qualquer direção, em no máximo 3 segundos, onde cada
jogador deve estar em seu meio campo.
B) TIRO DE LATERAL
—Ocorre quando a bola
sai pela lateral.
—É executado no local
onde a bola saiu.
—Um pé do cobrador
deve ficar sobre a linha lateral. O jogador adversário deve permanecer numa
distância mínima de 3 metros do executor.
C) TIRO DE META
—Ocorre quando
ultrapassa a linha de fundo por fora do gol;
—É executado pelo
goleiro, dentro da área de gol e por sobre a linha, sem necessidade de esperar
pelo apito do árbitro.
D) TIRO DE META
—Ocorre quando for
cometida uma falta pela equipe defensora, na área de tiro livre.
—É executado no local
onde a falta foi cometida, sem apito do árbitro.
—A equipe defensora
poderá formar uma barreira em frente a área do goleiro.
E) TIRO DE 7 METROS
—È cobrado quando uma
chance de gol for impedida de forma irregular;
—Quando o goleiro
lança para a sua própria área a bola que está fora dela;
—Quando um jogador
invade sua própria área para ter vantagem.
—Deve ser executado
dentro de 3 segundos, e o cobrador não pode ultrapassar a linha de 7 metros
antes da bola deixar suas mãos. Os demais jogadores devem permanecer atrás da
área de tiro livre.
F) TIRO DE ÁRBITRO
—O jogo será
reiniciado com tiro de árbitro quando os jogadores das 2 equipes cometem
irregularidade ao mesmo tempo;
—Quando a bola toca o
teto ou outro objeto fixado sobre a quadra;
—Quando o jogo é
interrompido sem que tenha havido qualquer irregularidade.
—O tiro é executado no
centro da quadra de jogo, com o árbitro lançando a bola verticalmente para o ar
apitando.
8- FUNDAMENTOS
A) RECEPÇÃO
—Você deve segurá-la
prendendo-a fortemente com os dedos, pois do contrário corre o risco de
perdê-la.
—Para proteger a bola
de um só adversário você deve virar-se de costas para ele, pois lhe dará maior
liberdade de movimentos.
—Mas se estiver
cercado por dois ou mais adversários, você deve segurá-la com as duas mãos
puxando-a para próximo de seu corpo, pois lhe dará maior proteção.
—Mas atenção, você não
pode ficar mais do que 3 segundos com a bola na mão sem movimentá-la, assim
você deverá passar a bola a um companheiro.
B) PASSE
—O passe pode ser
executado com as duas mãos, porém é melhor executado com uma mão devido ao
tamanho da bola e a maior liberdade de movimentos que ele permite.
—O passe normal (de
ombro) é o mais comum e fácil de ser executado. O passe quicado serve não
somente para enganar o adversário como também para dificultar-lhe o trabalho de
intercepção da bola, se o adversário for alto.
C) CONDUÇÃO
—No handebol, além de
conduzir a bola quicando-a no chão, o jogador pode dar até três passos com ela
na mão. Em seguida, ele pode arremessá-la ou passá-la, ou ainda, pode bater uma
ou mais vezes a bola no chão e dar mais três passos antes de dar seqüência a jogada.
D) FINTAS
—Se, durante a
condução da bola, você for cercado por um ou mais adversários, você poderá
fazer fintas nele. Desta forma, fintas são os movimentos que o jogador realiza
para desequilibrar e confundir o adversário e podem ser realizados sem bola.
—As fintas são muito
usadas para fugir de uma marcação, alcançar uma posição melhor para receber um
passe, interceptar um passe adversário e infiltrar-se numa defesa.
E) ARREMESSO
—Para arremessar a
bola ao gol você deve usar a mesma técnica do passe, mas deve fazer com mais
força e velocidade, procurando enganar o goleiro quanto á direção da bola.
—De preferência faça a
bola bater primeiro no chão, bem próximo à trave, pois isto dificulta a defesa.
F) DEFESA DO GOLEIRO
—Como no handebol as
bolas são arremessadas com grande força e velocidade, o goleiro mais rebate as
bolas do que as agarra.
—O goleiro pode sair
da área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a posse de bola no
momento da saída, e ao retorno para a área.
9- FALTAS
◦Agarrar, empurrar,
segurar o adversário;
◦Socar a bola para
desviá-la do adversário;
◦Usar os pés para
apossar-se da bola ou defender-se;
◦Ficar com a bola na
mão por mais de 3 segundos;
◦Dar mais que 3 passos
sem quicar a bola no chão ou passá-la.
10- PENALIZAÇÕES
A) ADVERTÊNCIA
Será aplicada no caso de conduta anti-desportiva para com o adversário e são punidas progressivamente.
B) EXCLUSÃO
-
Substituição irregular ou entrada na quadra de jogo irregular;
- Por repetir conduta já aplicada a
advertência;
- O jogador que não liberar imediatamente a
bola quando os árbitros tomam uma decisão contra sua equipe.
- Irregularidades repetidas quando da execução dos tiros pela equipe
adversária.
—Na exclusão a equipe
deve ficar com menos 1 jogador por 2 minutos podendo a equipe ser completada
após esse período.
C) DESQUALIFICAÇÃO
- Entrada, na quadra de jogo, de um jogador não inscrito
na súmula de jogo;
- Irregularidades graves na conduta para com o adversário;
- Conduta antidesportiva repetida por um
jogador, ou muito grave;
- Irregularidades graves na conduta para com o adversário;
- Conduta antidesportiva repetida por um
jogador, ou muito grave;
—- Depois de uma
terceira exclusão de um mesmo jogador ;
- Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial.
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma
exclusão, e o jogador desqualificado não pode retornar mais para a partida.
- Agressão fora da quadra de jogo por um jogador ou um oficial.
A desqualificação de um jogador na quadra sempre vai acompanhada de uma
exclusão, e o jogador desqualificado não pode retornar mais para a partida.
11- FUNÇÃO DOS JOGADORES
—
GOLEIRO
—PONTA DIREITO
—PONTA ESQUERDO
—MEIA ARMADOR DIREITO
—MEIA ARMADOR ESQUERDO
—ARMADOR CENTRAL
—PIVÔ
11- FUNÇÃO DOS JOGADORES
GOLEIRO
Na regra do tiro de meta (d), fiquei em dúvida na postagem: ...é cobrada no local onde a falta foi cometida...
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